Endereço do site: http://www.curtis-collection.com/
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
EDWARD S. CURTOS COLLECTION - "Referências Fotográficas"
Endereço do site: http://www.curtis-collection.com/
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
"Eu vi a tela do youtybe se desfazer... e não estou louca"...
Ai está o screen da tela para confirmar. E para quem ainda duvidar:
Acesse: http://br.youtube.com/experiencewii
terça-feira, 22 de julho de 2008
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Exposição Ballet de Portas Abertas - 05 e 06 de Julho
No olhar do artista, um mundo repleto de possibilidades, um mundo cuja edificação depende das escolhas de cada um de nós.
Essa exposição é a visão de quatro fotógrafos sobre o dia-a-dia das atividades do Ballet de Santa Teresa, instituição que elegeu a arte e a educação como elementos promotores da justiça e da igualdade social”.- Bruna Prado - Curadora
Realização | A Tribo 2p e Ballet de Santa Teresa
Curadoria e Produção | Bruna Prado
Assistente de Curadoria e Produção | Ana Paula Prado
Design Gráfico e Comunicação | a-tribo2p comunicação
Montagem | Ballet de Santa Teresa e Wow Molduras
Assessoria de Imprensa | Ana Gomes
Patrocinadores | Studio C Pdocuções, Gráfica Imagem Positiva e Ensino Criativo
Apoio | Wow Molduras, Ana Gomes Produções, Assessoria
de Imprensa e Unimagem
Gráfica | Imagem Positiva
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Na mesma ilusão de recomeçar... jogue tudo pro ar!
Estava lá não mais como observadora (fotograficamente falando), e sim como mais uma em milhões que por ali passaram buscando força para tantos questionamentos ou colocações que encontramos pelos caminhos de uma vida ou de nós mesmos. Fui buscar aquilo que chamamos de fé, essa tal força que supera o insuperável. É, e só me dei conta do tamanho disso tudo quando entrei naquela fila.
“O tempo é que vai passar
A gente só vai rodar
Na mesma ilusão de recomeçar
Jogue tudo pro ar eu estou a flutuar
Na sua ilusão fácil de alcançar”
Naquela fila fui buscar força, acho que para eu mesma entender que “um dia” para os meus sonhos está sendo o mesmo que colocá-los eternamente como sonhos. “O tempo é que vai passar”, e ele passa! O recomeço na verdade é o começo de novas atitudes e posturas. Tá na hora de jogar tudo para o ar!
Música citada: Ter que esperar - Chicas
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Luz e a Fotografia - PARTE 2: LUZ INCIDENTE E LUZ REFLETIDA
LUZ REFLETIDA - A grande maioria das fotografias que registramos é com luz refletida sobre o objeto e não com a luz que incide sobre ele.
Luz Refletida
A luminância total de uma superfície é determinada pela quantidade de luz incidente sobre ela e por uma propriedade conhecida como refletância. A refletância de uma substância é expressa como um número percentual, que indica a proporção de luz incidente refletida pelo material/objeto. É por esta diferença que vemos alguns objetos “brancos” e outros “pretos”, quer estejamos observando sob a luz do dia, quer sob uma luz fraca.
Um material muito preto é capaz de refletir menos de 2% da luz incidente, já um material branco é capaz de refletir mais de 95%; no entanto nenhum material apresenta refletância de 100%, uma vez que um pouco de luz sempre é absorvido ou dispersado.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Luz e a Fotografia - PARTE 1: LUZ
O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO:
A luz é apenas o tipo de radiação eletromagnética à qual somos capazes de ver. Essa radiação pode ser considerada um espectro contínuo que inclui além da luz, ondas de rádio, de radar e raios X, raios gama e outras formas de energias radiante. O que distingue cada uma dessas formas de radiação é o comprimento da onda (a distância de uma crista da onda a outra). Apenas o comprimento de ondas visíveis são definidos como luz, e os outros são chamados de radiação.
comprimento de ondas característicos. A radiação à qual nossos
olhos reagem é a luz, que ocupa uma faixa relativa
pequena dentro do espectro. O comprimento de onda de luz
determina sua cor, conforme mostra o gráfico do espectro visível.
A radiação visível se encontra na estreita faixa de comprimento de onda compreendida entre 400 e 700 nanômetros*. Nesse intervalo, o comprimento de onda determina a cor da luz: violeta no menor comprimento, depois azul, verde, amarelo e vermelho. Além do vermelho do final do espectro visível fica a região infravermelha, e os comprimentos de onda menores que o violeta são chamados de ultravioleta, também invisíveis. No entanto, tanto a radiação ultravioleta quanto a infravermelha são capazes de expor a maioria das emulsões fotográficas, do mesmo modo que outras formas de radiações , como os raios X.
Fonte: O Negativo – Ansel Adams – Editora SENAC
quarta-feira, 12 de março de 2008
Personalidade do Ano: Sebastião Salgado
O jornal 'O Globo' entregou na noite desta terça-feira, troféu e diploma aos vencedores do Prêmio Faz Diferença. O grande homenageado da noite foi o fotógrafo Sebastião Salgado, a Personalidade do Ano. Ao chegar para a festa, Salgado disse que a maior conquista do Brasil é, na verdade, o próprio país. Ele disse que o prêmio é importante para a sociedade porque o vencedor é apenas a ponta do iceberg de um conjunto de fatores que fazem a diferença no país.
Confira a matéria completa em:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/03/11/personalidade_do_ano_sebastiao_salgado_o_grande_homenageado_no_premio_faz_diferenca-426184807.asp
sábado, 1 de março de 2008
CCBB Rio Exposição - Família Ferrez: novas revelações
Ressaca na Praia da Glória, no Rio, em 1921
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u373718.shtml
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Fevereiro é mês de comer nhoque da fortuna
Comer nhoque a cada dia 29, com uma nota de dinheiro debaixo do prato para atrair fortuna ganhou reforço esse ano, que é bissexto. Aproveite.
Nhoque de ricota com manteiga de limão e tomilho
Receita do restaurante Leo Caumo, do Vila Gourmet Ingredientes:
- 250g de ricota
- 25g de parmesão ralado
- 75g de farinha
- 1 ovo, ligeiramente batido
- 4 colheres de sopa de salsa picada
- sal e pimenta
- queijo parmesão ralado
Para a manteiga de limão e tomilho:
- 80g de manteiga
- 2 colheres de chá de tomilho
- 2 colheres de chá de raspa de limão
- 2 colheres de chá de sumo de limão
Rendimento: 4 porções
Modo de preparo:
Para preparar a manteiga, coloque os ingredientes num tachinho em lume brando e mexa até a manteiga derreter completamente. Reserve, mantendo quente. Comece então a preparar a massa. Coloque a ricota, o parmesão ralado, o ovo, a farinha, a salsa, o sal e a pimenta numa tigela e mexa bem até combinar. Deite a farinha numa bancada (convém que esteja mesmo bem enfarinhada, ou a massa irá grudar na bancada) e deite-lhe a massa, mexendo mais um pouco se necessário. Abra a massa com um rolo de cerca de 15 centímetros de comprimento. Com a ajuda de uma faca, corte em pedaços de aproximadamente dois centímetros de comprimento e espalme muito ligeiramente cada pedaço com as costas de um garfo. Cozinhe os nhoques em água fervente (com sal) por dois ou três minutos, ou até estarem cozinhados. Retire-os com uma escumadeira e coloque em tigelas. Deite por cima a manteiga de limão e tomilho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e sirva.
Matéria: O Globo Online - 27/02/2008
http://oglobo.globo.com/cultura/gastronomia/mat/2008/02/27/nhoque_de_ricota_com_manteiga_de_limao_tomilho-425989706.asp
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Uma experiência interativa e animada com as CORES.
Encontramos por esse passeio virtual o "curriculo" das estrelas do site, com direito a filme individual e laboratório de estudos.
Para quem gosta de criatividade vale a pena conferir: www.mariaclaudiacortes.com
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Ceasar Salad com azeite de oliva
Meu primeiro post tinha que ser sobre a minha salada preferida:
É a salada mais conhecida nos Estados Unidos, presente na maior parte dos cardápios de seus restaurantes. Ela foi inventada por volta de 1924, por um cozinheiro mexicano na cidade de Tijuana, na fronteira com San Diego.
A idéia surgiu porque o chef Ceasar Cardini, seu criador, precisou arriscar uma nova receita ao perceber que seu estoque tradicional estava vazio. Para não decepcionar seus fiéis clientes utilizou anchovas.
A verdadeira Ceasar salad é preparada na mesa do cliente à base de salada romana e temperada com um molho elaborado com azeite de oliva, vinagre,queijo ralado, alho, mostarda, gemas batidas e anchovas moídas. Na versão moderna as gemas foram substituídas por maionese. Sobre ela não pode faltas os crôutons.
Regras para se fazer a legítima Ceasar Salad:
1. Usar somente azeite de oliva de boa qualidade.
2. Optar pelos croutons feitos em casa.
3. Só usar queijo parmesão italiano, como o Parmesano.
4. As folhas de alface devem estar geladas e crocantes.
6 fatias médias de pão de fôrma sem casca. 150 g
12 colheres (sopa) de azeite de oliva . 120 g
20 filés de anchova em conserva. 40 g
2 dentes de alho descascado. 10 g
1 colher (chá) de mostarda . 3 g
1 colher (sopa) de suco de limão . 15 ml
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco . 30 ml
3 colheres (sopa) de maionese . 40 g
2 pés de alface americana ou romana. 380 g
1/2 xícara (chá) de parmegiano ralado grosso. 55 g
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Passo a passo
Pré-aqueça o forno em temperatura (180º C).
Coloque as fatias de pão em uma placa de polipropileno e corte em cubos pequenos (1 cm). Unte uma assadeira (21 cm x 31 cm) com 1 colher (sopa) de azeite de oliva.
Arrume os cubos de pão na assadeira e leve ao forno por 10 minutos ou até os pães dourarem. Retire os pães e reserve.
Molho:
Coloque no copo do liquidificador as anchovas, o alho, a mostarda, o suco de limão e o vinagre. Bata por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Acrescente a maionese e bata por mais 1 minuto. Sem parar de bater, junte o azeite de oliva espanhol em fio. Transfira para uma tigela e misture o sal e a pimenta-do-reino. Cubra a tigela com filme plástico e reserve. Lave as folhas de alface e seque com a toalha de papel. Rasgue as folhas grosseiramente e coloque-as em uma saladeira. Cubra com o molho e salpique os croutons e o queijo parmesão. Sirva em seguida.